Pensamento Junguiano
Afinidades
Filosofia e Hermenêutica
OBRAS DE ERNEST CASSIRER 
Ernest Cassirer( 1874-1945), filósofo neokantiano, dedicou-se principalmente ao estudo do símbolo e do significado.  Roberts Avens afirma no seu livro Imaginação é realidade que o pensamento junguiano poderia ser visto como complemento do projeto central da filosofia das formas simbólicas de Cassirer enquanto este pensador pode ser considerado como a contrapartida filosófica da psicologia analítica de Jung.  Estão relacionadas  a seguir as suas principais obras:
  • CIENCIAS DE LA CULTURA (LAS) - Breviarios - 

  • México: Fondo de Cultura Económica, 1993 - 192 p. - Edição em espanhol. 
    Contém uma análise do problema do conhecimento, mostrando a distinção entre percepção de coisas e percepção de expressões e entre conceitos naturais e conceitos culturais.  
     
  • ENSAIO SOBRE O HOMEM 
  • São Paulo: Martins Fontes, 1994 - 391

    O autor define o homem como animal simbólico e o mostra em relação com os seus produtos naturais: arte, ciência, história, linguagem,  mito e religião. Trata-se de condensação de sua obra principal  Filosofia das Formas Simbólicas. Existe uma edição pela Editora Mestre Jou, de São Paulo, de 1972, com o título Antropologia Filosófica - Ensaio sobre o homem. 
     
  • FILOSOFIA DE LAS FORMAS SIMBOLICAS - 3 vols. 
  • México: Fondo de Cultura Económica - Edição em espanhol 

    Esse trabalho,  que foi considerado como a sua obra principal, está condensado  no livro Ensaio sobre o Homem 
     
  •  LINGUAGEM E MITO 
  • São Paulo: Perspectiva, 1992 - 127 p.  Coleção Debates vol n°50 
    Análise sobre as conexões entre linguagem, mito e religião.  

    Existe uma edição feita pela Editora Rés, de Portugal, com o título Linguagem, Mito e Religião.
OBRAS DE WILHELM DILTHEY  
Wilhelm Dilthey (1833-1911), filósofo e historiador de marcante influência na filosofia, elaborou a  noção de ciências do espírito. Essas ciências teriam como objeto central o homem na sua totalidade. O tema principal de seu trabalho é a historicidade centralizada no homem e nos  processos psíquicos. Para  Dilthey a vida humana é um todo que inclui os processos espirituais e não apenas como resultado de sobreposição de partes desconectadas que se sucedem.
  • ESSÊNCIA DA FILOSOFIA
  • Lisboa, Editorial Presença, 1984 - 157 p.
  • TEORIA DAS CONCEPÇÕES DO MUNDO
  • Lisboa, Edições 70, 1992 - 162 p.
    • SISTEMA DA ÉTICA

    • São Paulo: Ícone, 1994 - 186 p.
    • ORIGENS DA HERMENÊUTICA - in TEXTOS DE HERMENÊUTICA

    • Porto, Portugal: Editora Res, 1984  - p. 149 a 203 
       
    • NATUREZA DO CONHECIMENTO HISTÓRICO  (A) - in TEORIAS DA HISTÓRIA
    • Antologia de Patrick Gardiner
      Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995 - p. 257 a 273
    OUTROS AUTORES 
  • APROXIMAÇÕES SOBRE HERMENÊUTICA
  • Ernildo Stein
    Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996 - 109 p.

    HERMENÊUTICA
    Richard E. Palmer

    Lisboa: Edições 70-Coleção O Saber da Filosofia, 1997 -284 p. 
     
  • HERMENÊUTICA CONTEMPORÂNEA
  • Josef Bleicher
    Lisboa: Ediçoes 70 - Coleção O Saber da Filosofia, 1992 -383 p
  • VERDADE E MÉTODO - Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica
  • Hans -Georg Gadamer
    Petrópolis Vozes, 1997 - 731 p. 
    INDEX BIBLIOGRÁFICO
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