OBRAS DE ERNEST
CASSIRER
Ernest Cassirer( 1874-1945),
filósofo neokantiano, dedicou-se principalmente ao estudo do símbolo
e do significado. Roberts Avens afirma no seu livro Imaginação
é realidade que o pensamento junguiano poderia ser visto
como complemento do projeto central da filosofia das formas simbólicas
de Cassirer enquanto este pensador pode ser considerado como a contrapartida
filosófica da psicologia analítica de Jung. Estão
relacionadas a seguir as suas principais obras:
-
CIENCIAS DE LA
CULTURA (LAS) - Breviarios -
México: Fondo
de Cultura Económica, 1993 - 192 p. - Edição em
espanhol.
Contém
uma análise do problema do conhecimento, mostrando a distinção
entre percepção de coisas e percepção de expressões
e entre conceitos naturais e conceitos culturais.
-
ENSAIO SOBRE O
HOMEM
-
São Paulo: Martins Fontes, 1994 - 391
O autor define o homem como animal simbólico
e o mostra em relação com os seus produtos naturais: arte,
ciência, história, linguagem, mito e religião.
Trata-se de condensação de sua obra principal
Filosofia das Formas Simbólicas. Existe
uma edição pela Editora Mestre Jou, de São Paulo,
de 1972, com o título Antropologia
Filosófica - Ensaio sobre o homem.
-
FILOSOFIA DE LAS
FORMAS SIMBOLICAS - 3 vols.
-
México: Fondo
de Cultura Económica - Edição em espanhol
Esse trabalho, que foi considerado como
a sua obra principal, está condensado no livro Ensaio
sobre o Homem.
-
LINGUAGEM
E MITO
-
São Paulo: Perspectiva,
1992 - 127 p. Coleção Debates vol n°50
-
Análise
sobre as conexões entre linguagem, mito e religião.
Existe
uma edição feita pela Editora Rés, de Portugal, com
o título Linguagem, Mito e Religião.
OBRAS
DE WILHELM DILTHEY
Wilhelm Dilthey (1833-1911),
filósofo e historiador de marcante influência na filosofia,
elaborou a noção de ciências do espírito.
Essas ciências teriam como objeto central o homem na sua totalidade.
O tema principal de seu trabalho é a historicidade centralizada
no homem e nos processos psíquicos. Para Dilthey a vida
humana é um todo que inclui os processos espirituais e não
apenas como resultado de sobreposição de partes desconectadas
que se sucedem.
-
ESSÊNCIA
DA FILOSOFIA
-
Lisboa, Editorial Presença,
1984 - 157 p.
TEORIA DAS CONCEPÇÕES
DO MUNDO
Lisboa, Edições
70, 1992 - 162 p.
-
SISTEMA DA ÉTICA
São Paulo:
Ícone, 1994 - 186 p.
-
ORIGENS DA HERMENÊUTICA
- in TEXTOS DE HERMENÊUTICA
Porto, Portugal:
Editora Res, 1984 - p. 149 a 203
-
NATUREZA DO CONHECIMENTO
HISTÓRICO (A) - in TEORIAS DA HISTÓRIA
-
Antologia de Patrick
Gardiner
-
Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 1995 - p. 257 a 273
-
OUTROS
AUTORES
-
APROXIMAÇÕES
SOBRE HERMENÊUTICA
Ernildo Stein
Porto Alegre: EDIPUCRS,
1996 - 109 p.
HERMENÊUTICA
Richard E. Palmer
Lisboa: Edições
70-Coleção O Saber da Filosofia, 1997 -284 p.
HERMENÊUTICA
CONTEMPORÂNEA
Josef Bleicher
Lisboa: Ediçoes
70 - Coleção O Saber da Filosofia, 1992 -383 p
VERDADE E MÉTODO
- Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica
Hans -Georg Gadamer
Petrópolis Vozes,
1997 - 731 p.
|