Pensamento Junguiano
The Collected Works of C.G Jung (CW)
OBRAS COMPLETAS DE C.G.JUNG
 Editora Vozes
VOL TÍTULO
1 
CW1
ESTUDOS PSIQUIÁTRICOS  
Esse volume reúne os primeiros escritos psiquiátricos de Jung sobre os chamados fenômenos ocultos:     
-SOBRE A PSICOLOGIA E PATOLOGIA DOS FENÔMENOS CHAMADOS OCULTOS - (1902)    
-ERROS HISTÉRICOS DA LEITURA-(1904)    
-CRIPTOMNÉSIA - (1905)    
-DISTIMIA MANÍACA-(1903)   
Outros trabalho incluídos:    
-UM CASO DE ESTUPOR HISTÉRICO EM PESSOA CONDENADA À PRISÃO - (1902)    
-SOBRE A SIMULAÇÃO DE DISTÚRBIO MENTAL - (1903)    
-PARECER MÉDICO SOBRE UM CASO DE SIMULAÇÃO DE INSANIDADE MENTAL - (1904)    
-UM TERCEIRO PARECER CONCLUSIVO SOBRE DOIS PARECERES PSIQUIÁTRICOS   CONTRADITÓRIOS (1906)    
-SOBRE O DIAGNÓSTICO PSICOLÓGICO DE FATOS    
Os estudos que se contém nesse volume expressam a polêmica de Jung com o modelo psiquiátrico vigente e a tendência de seus estudos e pesquisas.
II 
CW2
ESTUDOS EXPERIMENTAIS  
Contém as contribuições de Jung aos "Estudos diagnósticos de associações", cujas principais experiências  foram  realizadas, sob a sua direção, na clínica psiquiátrica da Universidade de Zurique, a partir de 1902 e publicados entre 1904 e 1910.  Outros estudos incluídos referem-se aos trabalhos de  "Pesquisas Psicofísicas"  (1907-1908). 
III 
CW3
PSICOGÊNESE DAS DOENÇAS MENTAIS  
Os artigos integrantes desse volume pertencem à fase das primeiras publicações de Jung e, na sua maioria,  abordam temas psiquiátricos, de modo particular a esquizofrenia. 
IV 
CW4
FREUD E A PSICANÁLISE  
Reúne os principais escritos de Jung sobre Freud e sobre a psicanálise,  destacando as mudanças do seu ponto de vista sobre a ciência freudiana. Contém uma análise detalhada sobre as idéias fundamentais de Jung e as suas diferenças em relação às de Freud.
V 
CW5
SÍMBOLOS DA TRANSFORMAÇÃ0-Análise dos primórdios de uma esquizofrenia 
Versão completa e definitiva de uma das mais importantes e avançadas obras de Jung,  publicada em 1952. O texto original, denominado, Símbolos e transformações da libido  data de 1911-12. A elaboração da versão definitiva se estendeu por quase 40 anos.  Esse escrito,  em que Jung  abandona a terminologia da psicanálise e da psiquiatria da época,  assinala o ponto de sua ruptura com Freud.
VI 
CW6
TIPOS PSICOLÓGICOS  
Publicado em 1921, contém a teoria junguiana sobre as diferenças entre as pessoas e suas relações com o mundo. Nele, o autor faz incursões pelo campo da arte,  da filosofia,  da mitologia, da religião e do simbolismo para fundamentar as suas idéias.  É um dos textos mais conhecidos e divulgados de Jung. A sua elaboração, nas palavras do autor,  demorou quase vinte anos para ser concluída.
VII 
CW7
ESTUDOS SOBRE PSICOLOGIA ANALÍTICA 
Reúne dois estudos publicados independemente 

Psicologia do Inconsciente - Vol VII/1  
Nesse tomo, Jung discute as concepções de Freud e de Adler sobre o inconsciente, ao mesmo tempo     em que apresenta uma introdução à psicologia do inconsciente, fundamentada nos arquétipos do sonho. O texto, publicado inicialmente em 1912,  foi modificado ampla e sucessivamente ao longo dos anos, inclusive quanto ao título.   
Eu e o Inconsciente - Vol VII/2  
Publicado em 1928,  resulta de uma conferência proferida em 1916, subordinada ao tema "A Estrutura do inconsciente". O trabalho original está incluído no apêndice desse tomo.  O texto é uma introdução aos conceitos fundamentais da Psicologia Analítica. 
 

VIII 
CW8
A DINÂMICA DO INCONSCIENTE  
Os textos desse volume expõem os conhecimentos fundamentais e as hipóteses de trabalho de Jung, o que permite conhecer a sua posição epistemológica. Destacam-se os seguintes trabalhos: a energia psíquica; a função transcendente;,a teoria dos complexos; o significado da constituição e da herança para a psicologia; determinantes psicológicas do comportamento humano; instinto e inconsciente; a natureza do psíquico; psicologia do sonho; os fundamentos psicológicos da crença nos espíritos; o real e o supra-real; as etapas da vida humana;   a alma e a morte; sincronicidade
IX/1 
CW9
OS ARQUÉTIPOS E O INCONSCIENTE COLETIVO 
Encontra-se em  fase de tradução para o português.
IX/2 
CW9
AION - Estudos sobre o simbolismo do Si-mesmo 
O segundo tomo do volume IX das obras completas de C.G.Jung contém uma extensa monografia sobre o arquétipo do Si-mesmo.
X 
CW10
PSICOLOGIA EM TRANSIÇÃO 
Reúne estudos sobre a relação do indivíduo com a sociedade, tendo como ponto de partida o escrito Sobre o Inconsciente(1918), em que Jung expõe a teoria de que o conflito na Europa, naquela época, tinha a sua origem no inconsciente coletivo, influenciando grupos e nações. A partir desse trabalho,  o autor escreveu ensaios que retomam e aprofundam os temas abordados. O volume inclui, ainda, o texto  Um mito moderno: Sobre coisas vistas no céu(1958).  Nesse trabalho,  Jung considera o mito como uma compensação pela unilateralidade de nossa era tecnológica, cuja tendência preponderante é cientificista.
XI 
CW11
PSICOLOGIA DA RELIGIÃO OCIDENTAL E ORIENTAL  
Contém os principais estudos de Jung sobre o fenômeno religioso e  a sua importância para o desenvolvimento psicológico do homem. Os ensaios contidos neste volume abordam a religiosidade oriental e ocidental, por meio dos quais o autor mostra que subjacentes a todas as religiões estão conteúdos arquetípicos, representações primordiais da alma humana.  
 
XII 
CW12
PSICOLOGIA E ALQUIMIA 
Reúne os principais estudos de Jung sobre a alquimia, em que faz relação entre os processos alquímicos e o desenvolvimento da personalidade.
XIII 
CW13
ESTUDOS ALQUÍMICOS 
Encontra-se em fase de tradução para o português. 
 
XIV 
CW14
MYSTERIUM CONIUNCTIONIS 
Publicada em dois volumes  (XIV/1 e XIV/2), essa obra contempla os estudos avançados de Jung no campo da alquimia, em que ele mostra que a alquimia antecipa parte da problemática do homem moderno. O subtítulo do volume "Pesquisas sobre a separação e a composição dos opostos psíquicos na Alquimia"  indica  a idéia central do trabalho: a unificação ou superação dos opostos.
XV 
CW15
O ESPÍRITO NA ARTE E NA CIÊNCIA 
Nesse volume estão publicados os ensaios de Jung sobre:  
-Paracelso (1929)   
-Sigmund Freud, um fenômeno histórico-cultural (1932)  
-Sigmund Freud (1939) 
-Richard Wilhelm (1930)  
-Relação da psicologia analítica com a obra de arte poética  (1922) 
-Psicologia  e poesia (1930)  
-Ulisses, um monólogo ( 1932) - Refere-se à obra de James Joyce.  
-Picasso (1932)
XVI 
CW16
A PRÁTICA DA PSICOTERAPIA 
Contém trabalhos sobre questões relativas à prática da psicoterapia. Na primeira parte trata, o autor trata dos problemas gerais:princípios básicos da prática da psicoterapia; o que é psicoterapia; alguns aspectos da psicoterapia moderna; os objetivos da psicoterapia; os problemas da psicoterapia moderna; psicoterapia e visão do mundo; medicina e psicoterapia; psicoterapia e atualidade; questões básicas da psicoterapia. E na segunda, aborda os temas específicos:o valor terapêutico da ab-reação; aplicação prática da análise dos sonhos; a psicologia da transferência.
XVII 
CW17
O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE 
Esse volume reúne os trabalhos de Jung sobre psicologia infantil, cuja parte mais importante é constituída por três preleções sobre "Psicologia Analítica e Educação" Foram incluídos também os ensaios "O casamento como relacionamento psíquico" texto que tem sido amplamente estudado e debatido  nas questões de terapia de casais. Outro estudo incluído:"Sobre  a Formação da Personalidade". 
XVIII 
CW18
ESCRITOS DIVERSOS 
XVII/1 -Fundamentos de Psicologia Analítica 
Reúne as cinco conferências proferidas por Jung, na Clínica Tavistock, em Londres. em 1935. Nessas textos,  Jung faz um introdução ampla aos princípios fundamentais de sua psicologia. Dentre os ouvintes dessas conferências encontravam-se médicos, psiquiatras, psicanalistas freudianos, etc. É interesssante registrar que o psicanalista Wilfred R.Bion esteve presente, pelo menos, às duas primeiras exposições.No texto estão registradas as intervenções que fez. 
Os demais textos que compõem este volume estão em fase de tradução para o português. 
 
OUTRAS OBRAS DE C.G.JUNG PUBLICADAS EM PORTUGUÊS 
 
HOMEM E SEUS SÍMBOLOS  (O)  
Editor:Carl G.Jung e, após a sua morte, Marie-Louise von Franz 
Edição especial brasileira  
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 317 p. 
Nesse livro, Jung acentua que o homem só se realiza através do conhecimento e da aceitação do inconsciente - conhecimento que ele adquire por intermédio dos sonhos e seus símbolos. Trata-se do único trabalho de Jung destinado a explicar ao público leigo a sua maior contribuição ao conhecimento da mente humana: a sua teoria a respeito da importância do simbolismo. Particularmente, o simbolismo dos sonhos.
HOMEM À DESCOBERTA DA SUA ALMA  (O) 
Porto: Livraria Tavares Martins, 1975. 
Livro publicado originariamente em francês-"L'HOMME À LA DÉCOUVERTE DE SON ÂME". No prefácio  que escreveu,  em setembro de 1943,  Roland Cohen declara que a obra destinava-se a apresentar ao público francês o essencial da psicologia de Carl Gustav Jung, reunindo os trabalhos que expunham as bases de sua obra: 
LIVRO I - EXPOSIÇÃO 
I - O problema fundamental da psicologia contemporânea  
II- A psicologia e os tempos presentes  
LIVRO II - OS COMPLEXOS 
III-Introdução à psicologia analítica - Primeira parte: Psicologia geral  
IV-Introdução à psicologia analítica - Segunda parte: Os complexos  
V- Considerações gerais sobre a teoria dos complexos  
LIVRO III - OS SONHOS  
VI-A psicologia do sonho  
VII-A utilização prática dos sonhos  
VIII-Introdução à psicologia analítica - Terceita parte: Os sonhos    
MEMÓRIAS, SONHOS E REFLEXÕES 
Compilação e prefácio de Aniela Jaffé 
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989. 361 p. 
Testemunho que Jung dá de si mesmo. No prólogo ele afirma "A minha vida é a história de um inconsciente que se realizou". A leitura desse livro é imprescindível para uma compreensão adequada da personalidade do criador da psicologia analítica.
INDEX BIBLIOGRÁFICO
JUNGUIANOS 
ESTUDOS BIOGRAFICOS
FREUD & JUNG REVISTA  TESES
APRESENTAÇÃO
INDEX PROFISSIONAL
BOLETIM
LINKS
HOME
E-MAIL