CONTOS DE
FADA VIVIDOS
Hans Dieckmann
São Paulo:
Paulus, 1986 - 167 p.
A autora discorre sobre a força criadora
e a sabedoria profunda presentes nos contos de fadas, cujo conteúdo
arquetípico pode ajudar os homens a encontrar o caminho para a realização
de seus poderes criativos latentes.
CONTOS E OS
MITOS NO ENSINO (OS) - Uma abordagem junguiana
Amarilis Pavoni
São Paulo:
EPU, 1989 - 65 p.
Análise dos contos de fadas e dos mitos
como formas simbólicas por meio das quais a psique se manifesta
e como essas histórias podem contribuir para a formação
harmoniosa da criança.
E FORAM
FELIZES PARA SEMPRE -Contos de fadas para adultos
Allan B. Chinen
São Paulo:
Cultrix, 183 p.
Exposição de uma psicologia
da maturidade mediante a reunião de contos de fadas em que
os personagens são adultos. Esses contos, ricos em significado psicológico
e espiritual, ligam-se a temas arquetípicos.
FEMININO NOS
CONTOS DE FADAS
Marie-Louise von
Franz
Petrópolis:
Vozes, 1995 - 262 p.
Estudo que procura elucidar aspectos complexos
e obscuros a respeito dos arquétipos da Anima
e do Animus
e a influência arquetípica
que exercem na relação homem
- mulher, geralmente
comprometida pelas projeções resultantes dessa dinâmica
arquetípica.
INDIVIDUAÇÃO
NOS CONTOS DE FADA (A)
Marie-Louise von
Franz
São Paulo:
Paulus, 1985 - 277 p.
A autora propõe a análise da
estrutura e do dinamismo dos contos de fadas, identificando nessas narrativas
o processo de individuação.
JARDINEIRO
QUE TINHA FÉ (O) - Uma fábula sobre o que não pode
morrer nunca
Clarissa Pinkola
Estés.
Rio de Janeiro:
Rocco, 1996 - 92 p.
Nesse livro, a autora de Mulheres
que correm com os lobos, na linguagem
de "contos de fadas" narra histórias em que os indivíduos
resgatam a vocação interior e a força criativa
da alma.
QUE CONTA
O CONTO (O) ?
Jette Bonaventure
São Paulo:
Paulus, 1992 - 213 p.
A autora mergulha no mundo imaginário
dos contos de fadas para encontrar a pluralidade de sentido e a magia contidas
nessas histórias e descobrir o seu valor psicopedagógico.
Discorre ainda sobre a poderosa imaginação dos autores dessas
histórias e sobre a riqueza do mundo interior do homem capaz de
ressoar ante a beleza dessas lendas e mitos.
SIGNIFICADO
PSICOLÓGICO DOS MOTIVOS DE REDENÇÃO NOS CONTOS DE
FADA
Marie-Louise von
Franz
São Paulo:
Cultrix, 1985
- 160 p.
Coletânea de sete conferências
proferidas no Instituto C. G. Jung de Zurique em que a autora procura demonstrar
a importância dos contos de fadas para a compreensão do processo
de amadurecimento psicológico.
SOMBRA E O
MAL NOS CONTOS DE FADAS (A)
Marie-Louise von
Franz
São Paulo:
Paulus, 1985 - 351 p.
O texto desse livro foi extraído de
duas séries de conferências proferidas pela autora no Instituto
C. G. Jung, de Zurique. A primeira, em 1957, centrada no tema
"O problema da Sombra nos Contos de Fadas"
E a segunda, em 1967, que focaliza o tema
"Lidando com o Mal nos Contos de
Fada". |