Pensamento Junguiano
Autores junguianos e pós-junguianos
  Psicopatologia e Psicoterapia
ANATOMIA DA PSIQUE - O simbolismo alquímico na psicoterapia 
Edward F. Edinger 
São Paulo: Cultrix, 1990 - 274 p. 
Edward F.Edinger procura lançar luz sobre aspectos do processo de individuação presentes no simbolismo alquímico. O  texto resultante  não é uma construção teórica nem uma especulação filosófica sobre o tema, mas uma organização de fatos psíquicos com fundamento no método junguiano.  

ASPECTOS  CLÍNICOS DA TERAPIA  JUNGUIANA 
Warren Steinberg 
São Paulo: Cultrix, 1992 - 171 p. 
Esse livro, fundamentado  nas experiências clínicas do autor, mostra como  a trama de sentimentos tecida entre terapeuta e paciente é conduzida,  através do processo terapêutico até às suas fontes pessoais e arquetípicas.   

CEM ANOS DE PSICOTERAPIA...  E O MUNDO ESTÁ CADA VEZ PIOR 
James Hillman & Michael Ventura 
São Paulo: Summus,  1995  - 223 p. 
Diálogos  entre o psicólogo James Hillman e o jornalista/escritor Michael Ventura sobre temas relacionados com a vida, a psique e a sociedade. 

CHAVE DO REINO INTERIOR (A) 
Robert A. Johnson 
São Paulo: Mercuryo, 1989 - 244 p. 
O autor apresenta métodos de abordagem do inconsciente por meio dos sonhos, das fantasias e dos exercícios de imaginação ativa. 

COMPLEXO DE BODE EXPIATÓRIO  (O)  - Rumo a uma mitologia da sombra e da culpa 
Sylvia Brinton Perera 
São Paulo: Cultrix, 1991 - 174 p. 
Análise  do mecanismo psicológico por meio do qual o indivíduo nega a sua sombra e a projeta nos outros, responsabilizando-os pelo mal que o aflige e que ele não reconhece como seu, reprimindo-o. Indivíduos que assumem responsabilidade pessoal pela sombra rejeitada por outros podem tornar-se prisioneiros  de um padrão de auto-rejeição e de um comportamento motivado pela culpa e pela vergonha. 

COMPLEXO DE CASSANDRA  (O)  - Vivendo em descrédito - A histeria numa perspectiva moderna 
Laurie Layton Schapira 
São Paulo: Cultrix, 1991 - 153 p 
A autora  discorre historicamente sobre a tragédia arquetípica das mulheres profetisas para traçar um paralelo entre a vida e os problemas das mulheres modernas e as deusas mitológicas. 

CORUJA ERA FILHA DO PADEIRO  (A) - Obesidade, anorexia nervosa e o feminino reprimido. 
Marion Woodman 
São Paulo: Cultrix, 1991 - 160 p
Segunda a autora, o livro é "um estudo das agonias da obesidade e de suas causas psíquicas e somáticas". O estudo evidencia a relação entre o processo de individuação de uma mulher e o seu estado corporal. 

DINÂMICA DOS SÍMBOLOS  (A) - Fundamentos da psicoterapia junguiana   
Verena Kast 
São Paulo: Loyola, 1997 - 223 p. 
Neste livro, a autora  aborda aspectos teóricos essenciais da psicoterapia junguiana: a conexão entre símbolos, relação analítica, transferência e contratransferência. Destaca que o  objetivo  dessa psicoterapia é levar o indivíduo a  trabalhar os seus problemas de modo criativo. 

ENCONTRO ANALÍTICO  (O) - Transferência e relacionamento humano. 
Mario Jacoby 
São Paulo: Cultrix, 1987 - 139 p. 
Estuda a questão da transferência sob a perspectiva teórica da psicologia junguiana.  O autor examina aspectos importantes do processo transferencial, tais como: a dinâmica psicológica envolvida,  relacionamentos baseados na projeção psíquica,  amor e projeção. 

ENCONTRO COM O SELFUm comentário junguiano sobre as Ilustrações do Livro de Jó de William Blake 
Edward F. Edinger 
São Paulo: Cultrix, 1991 - 95 p. 
Edward F. Edinger,  a partir das ilustrações de William Blake,  descreve o livro bíblico de Jó como paradigma de certa experiência psicológica em que ocorre o confronto entre o "ego" e o "Self". 

ENSAIOS DE SOBREVIVÊNCIA - Anatomia de uma crise de meia-idade 
Daryl Sharp 
São Paulo: Cultrix, 1990 - 178 p. 
Daryl Sharp descreve um caso clínico cujo paciente está em plena crise da meia-idade e, por meio desse relato, apresenta os principais conceitos da psicologia  junguiana como elementos importantes no tratamento psicoterápico. 

ENTENDENDO OS TIPOS  HUMANOS - Tipologia de C.G. Jung 
José Jorge de Morais Zacharias 
São Paulo:  Paulus, 1995 - 78 p. 
A partir da teoria psicológica de Jung segundo  a qual  os dados racionais e os dados irracionais  são integrados numa tipologia capaz de elucidar as diferenças  entre  pessoas e a forma de interação entre  elas, o autor aborda a importância de cada um conhecer a si mesmo e de conhecer os outros. 

EXPERIÊNCIA JUNGUIANA - Análise e individuação 
James A.Hall 
São Paulo: Cultrix, 1988 - 229 p. 
Esse livro oferece exemplos clínicos que permitem traduzir o modelo junguiano da psique em termos práticos e operacionais no processo psicoterápico. 

GUIA PRÁTICO DE PSICOLOGIA JUNGUIANA  
Robin Robertson 
São Paulo: Cultrix, 1995 - 213 p. 
Introdução à psicologia junguiana, abordando, principalmente, os seguintes tópicos: 

  • Jung e o o inconsciente
  • A psique  
  • Sonhos  
  • Tipos psicológicos  
  • A Sombra  
  • A Anima e O Animus  
  • O Self  
  • IMAGENS DO INCONSCIENTE 
    Nise da Silveira 
    Rio de Janeiro: Alhambra, 1981 - 346 p. 
    Nessa obra, Nise da Silveira expõe dados por ela reunidos durante a sua experiência vivida em hospital psiquátrico, principalmente por meio de trabalho com pacientes psicóticos no Centro Psiquiátrico Pedro II,  Rio de Janeiro. Utilizando referencial teórico da psicologia junguiana, a autora analisa pinturas de seus pacientes na busca do fio mítico que dá sentido ao processo psicótico nos casos estudados. 

    IMAGENS DO SELF - O processo terapêutico na caixa-de-areia 
    Estelle L. Weinrib 
    São Paulo: Summus, 1993 -148 p. 
    Estelle L. Weinrib aborda a terapia na caixa-de-areia, criada por Dora Kalf, em Zurique e levada para os Estados Unidos pela autora do livro. Trata-se de uma técnica terapêutica não-verbal   e não racional  que alcança níveis profundos da psique. 

    IMAGINAÇÃO COMO ESPAÇO DE LIBERDADE (A)  - Diálogos entre o ego e o inconsciente 
    Verena  Kast 
    São Paulo: Loyola, 1997 - 204 p.  
    Trata da imaginação ativa, técnica considerada complexa, mas de uso adequado no processo psicoterápico. Baseado em casos extraídos da prática clínica da autora,  esse livro é útil para pessoas que estão aprendendo ou utilizando a técnica de imaginação ativa. 

    INDIVIDUAÇÃO - O homem e suas relações com o trabalho, o amor e o conhecimento 
    Carlos Alberto Corrêa Salles 
    Rio de Janeiro: Imago, 1992 - 101 p. 
    Nesse estudo, Carlos Alberto Corrêa Salles analisa e discute com base em mitos universais o processo de individuação conforme proposto por  Jung. 

    INTRODUÇÃO AO APOCALIPSE - Uma interpretação junguiana 
    Robin Robertson 
    São Paulo:  Cultrix,  1997 - 231 p. 
    Neste texto, o autor mostra como o Livro do Apocalipse expressa, em linguagem simbólica, a capacidade coletiva do ser humano de sentir, na sua interioridade, as profundezas espirituais do Universo. 

    JARDINEIRO QUE TINHA FÉ (O) - Uma fábula sobre o que não pode morrer nunca 
    Clarissa Pinkola Estés. 
    Rio de Janeiro: Rocco, 1996 - 92 p. 
    Nesse livro, a autora de Mulheres que correm com os lobos, na linguagem de "contos de fadas" narra   histórias em que os indivíduos resgatam a vocação interior e a força criativa  da alma. 

    JESUS PSICOTERAPEUTA 
    Hanna Wolff 
    São Paulo: Paulinas, 1990 - 207 p. 
    Hanna Wolff descreve a sua experiência clínica, segundo a qual a utilização de textos  bíblicos,  principalmente dos evangelhos, durante as sessões psicoterápicas,  fazia com que os seus pacientes obtivessem melhor proveito das análises. 

    JUNG E OS PÓS-JUNGUIANOS 
    Andrew Samuels 
    Rio de Janeiro: Imago, 1989 - 344 p. 
    Levantamento dos aperfeiçoamentos introduzidos na psicologia analítica,  desde a morte de Jung em junho de 1961. O  autor destaca as antecipações que Jung fez há mais de cinqüenta anos e que se configuram, no momento presente, como acréscimos em  psicoterapias de diversas escolas. 

    LINGUAGEM PLÁSTICA DO INCONSCIENTE  (A
    Ana Hauser 
    São Paulo: Ática, 1994 - 118 p. 
    O livro, apoiado na psicologia junguiana,  aponta as imagens como a linguagem do  inconsciente, a partir do que a autora  investiga o mundo que emerge do inconsciente de pacientes psiquiátricos. 
     
    MAGIA  INTERIOR - Como dominar o lado sombrio da psique 
    Robert A. Johnson 
    São Paulo:  Mercuryo, 1996 - 95 p. 
    O autor propõe  um caminho para o domínio e a integração do lado sombrio da psique, encontrando  na Mandorla, símbolo do cristianismo medieval,  o protótipo dessa integração. 

    METÓDO JUNGUIANO (O) 
    Glauco Ulson 
    São Paulo: Ática, 1988 - 80 p. 
    Síntese dos principais conceitos de Jung e descrição da estrutura de seu método.  

    MITANÁLISE JUNGUIANA 
    Pierre Solié 
    São Paulo: Nobel, 1985 - 110 p. 
    Pierre Solié propõe um caminho para a realização do processo de individuação: conhecimento dos mitos que propiciam o diálogo com o inconsciente e favorecem a expressão de seus conteúdos arquetípicos, com significativo valor terapêutico. 

    MUNDO DAS IMAGENS (O)  
    Nise da Silveira 
    São Paulo: Ática, 1992 - 165 p
    Nise da Silveira analisa o mundo das imagens e a sua dinâmica,  mostrando que a realidade psíquica do esquizofrênico se torna acessível por meio de desenhos, pinturas e modelagens.  Essas imagens, ao expressarem o universo interior do paciente, configuram auto-retratos da sua situação psíquica.  

    NARCISO E TRANSFORMAÇÃO DO CARÁTER 
    Natah Schwartz-Salant 
    São Paulo: Cultrix, 1988  - 250 p. 
    Ilustra o processo de transformação do caráter, partindo da compreensão dos padrões arquetípicos subjacentes aos sintomas clínicos individuais do narcisimo. O trabalho segue uma orientação clínica e arquetípica. 

    NASCER NÃO BASTA - Iniciação e tóxicodependência 
    Luigi Zoja 
    São Paulo: Axis Mundi, 1992 - 149 p. 
    O autor aplica os princípios da psicologia analítica ao problema  da drogadicção. 
    Nascer (no corpo) não basta Há que nascer também no espírito. O nascimento espiritual é o resultado de transformações psíquicas profundas, geralmente resultantes da participação em rituais  de  iniciação, cuja simbologia seja capaz de despertar as potencialidades criativas da  psique e promover o desenvolvimento da consciência.  

    NAVAJOS E O PROCESSO SIMBÓLICO DA CURA (OS) - uma investigação psicológica dos seus rituais, magia e medicina 
    Donald Sandner 
    São Paulo: Summus, 1997 - 230 p. 
    O autor analisa os símbolos e mitos da cultura navajo, sob a perspectiva teórica da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, ao mesmo tempo em que sugere que os mitos e símbolos pessoais podem ser utilizados para a liberação de energias curativas e criativas dos pacientes  nos processos de cura.

    PAIS E FILHAS, MÃES E FILHOS - caminhos para a auto-identidade a partir dos complexos materno e paterno 
    Verena  Kast 
    São Paulo: Loyola, 1997 - 221 p. 
    A autora resgata um dos conceitos centrais da psicologia junguiana, descrevendo as formações típicas do complexo materno e paterno. 

    PARANÓIA 
    James Hillman 
    Petrópolis: Vozes, 1993 - 87 p. 
    Uma  visão da paranóia dentro da psicologia junguiana. Hillman considera que os esforços psicológicos são sempre parcialmente paranóicos porque a psique não oferece uma perspectiva que lhe seja exterior. Por isso, o indivíduo não consegue romper ou ultrapassar o círculo estabelecido pela sua própria  visão das coisas, da qual é eterno prisioneiro. 

    PELO CAMINHO DA DOR - Uma passagem para dentro do EU 
    Sukie Colegrave 
    São Paulo: Siciliano, 1990 - 200 p. 
    Trata do tema  da dor como resultado de mudanças e transformações. O sofrimento configura-se como um indicador de projeções emocionais e a dor se transforma numa oportunidade  de crescimento. O livro mostra a utilização das idéias da psicologia junguiana nos processos psicoterápico e analítico. Para  a autora,  a tarefa da psicoterapia é trocar o sofrimento  neurótico  pelo sofrimento real. 

    PERSONALIDADE LÍMITROFE  (A) - Visão e cura 
    Nathan Schwartz-Salant 
    São Paulo: Cultrix, 1992 - 276 p. 
    Nathan  Schwartz-Salant relata como ele aplica os conceitos da psicologia junguiana na terapia de pacientes límitrofes. Nesse trabalho, o autor percorreu aspectos da teoria kleiniana que ele julga indispensável para a compreensão da personlidade límitrofe. 

    PSIQUIATRIA JUNGUIANA  
    Heinrich Karl Fierz 
    São Paulo: Paulus, 1997 - 487 p. 
    Reúne observações psiquiátrico-analíticas de Heinrich Fierz, psiquiatra suíço, junguiano, que dedicou a sua vida à psiquiatria.  

    PSYCHOPATHOLOGY: CONTEMPORARY JUNGIAN PERSPECTIVES 
    edited and with an introcution by Andrew Samuels 
    New York/London: The Guilford Press, 1991 - 355 p. 
    Este livro reúne textos de diversos autores referentes a psicopatologia sob uma perspectiva junguiana. 

    RASTREANDO OS DEUSES- O lugar do mito na vida moderna 
    James Hollis 
    São Paulo: Paulus, 1998 -219 p. 
    O autor mostra neste trabalho os mitos como  manifestações arquetípicas da psicologia pessoal do ser humano ao mesmo tempo em que destaca  a sua importância na vida psíquica do homem contemporâneo cujo afastamento dessas raízes o tem levado ao sofrimento das neuroses individuais e coletivas. 

    RORSCHACH: Teoria e Simbolismo - Uma abordagem junguiana 
    Robert S.McCully 
    Belo Horizonte:  Interlivros, 1980 - 304 p. 
    O autor procura vincular aspectos da teoria da personalidade subjacente no método psicodiagnóstico  de Rorschach aos arquétipos da  teoria junguiana.  

    SEXO NA ZONA PROIBIDA 
    Petter Rutter 
    São Paulo: Nobel, 1991 - 270 p. 
    O autor aborda a questão do relecionamento sexual entre homens em posição de poder com mulheres  que neles confiam. A zona proibida se configura como o espaço transferencial em que a fantasia e a imaginação, aliadas a situações que fragilizam a mulher, facilitam a prática do abuso sexual por parte de terapeutas, médicos, religiosos, professores, etc. No livro, a questão é tratada sob a perspectiva  teórica da psicologia analítica Jung. 

    SOL DA TERRA - O uso do barro em psicoterapia 
    Álvaro de Pinheiro Gouvêa 
    São Paulo: Summus, 1989 - 140 p. 
    Estudo  sobre a aplicação do barro na elaboração de esculturas por pacientes psicoterápicos. O trabalho se fundamenta na psicologia  analítica de Carl G. Jung  e na epistemologia de Gaston Bachelard e foi orientado por Monique Augras, do Departamento de  Psicologia da PUC do Rio de Janeiro, que prefacia  a obra. 

    SUICÍDIO E ALMA 
    James Hillman 
    Petrópolis: Vozes, 1993 - 231 p. 
    Trabalho sobre os temas da morte e do suicídio e sobre as questões sombrias envolvidas  nesses assuntos: agressão, chantagem, vingança, ódio-do-corpo e  sado-masoquismo. 

    TECELÃ (A) -  Ensaios sobre a psicologia feminina extraídos dos diários de uma analista junguiana 
    Bárbara Black Koltuv 
    São Paulo: Cultrix,  1992 - 121 p. 
    Nesses ensaios, a autora de  O Livro de Lilith reafirma que os valores femininos estão ressurgindo em nossa sociedade e discute o processo de transformação por meio do qual as mulheres voltam a confiar em si. 

    TIPOLOGIA DE JUNG 
    Marie-Louise von Franz & James Hillman 
    São Paulo: Cultrix, 1990, 219 p. 
    Compõe-se de dois textos básicos sobre tipologia junguiana: 

    A Função Inferior - Marie-Louise von Franz
    Descreve a dinâmica dos  tipos psicológicos revelando a importância da função inferior por meio da qual os potenciais e as fragilidades  de cada um deles são conhecidos. 
    A Função Sentimento - James Hillman 
    O autor faz uma distinção entre a função  sentimento e as demais funções psicológicos, desfazendo conceitos equivocados sobre o sentimento. 
    TIPOS DE PERSONALIDADE - O modelo tipológico de Jung 
    Daryl Sharp 
    São Paulo: Cultrix, 1990 - 131 p. 
    Explanação sobre a teoria dos Tipos Psicológicos de Jung. 

    VELHA SÁBIA  (A)  - Estudo sobre a imaginação ativa 
    Rix Weaver 
    São Paulo: Paulus, 1996 - 231 p. 
    Um dos primeiros trabalhos divulgados sobre a imaginação ativa, técnica desenvolvida por Jung com o objetivo de ampliar o autoconhecimento do sujeito. 

    VELHO SÁBIO  (O)  - Cura  através de imagens internas 
    Pieter Middelkoop 
    São Paulo: Paulus, 1996 - 212 p. 
    Pieter Middelkoop  mostra como o mundo interior da imaginação pode ser deliberadamente  alcançado,  durante o período de vigília, para aumentar o autoconhecimento.  

    INDEX BIBLIOGRÁFICO
    ESTUDOS BIOGRÁFICOS
    OBRAS DE JUNG
    JUNGUIANOS
    FREUD & JUNG
    TESES
    REVISTA
    BOLETIM
    APRESENTAÇÃO
    LINKS
    HOME
    E-MAIL